Marketing de Conteúdo: como tornar os materiais acessíveis para todos

Marketing de Conteúdo: como tornar os materiais acessíveis para pessoas com deficiência visual

É inegável que informação fresca gera tráfego. Porém, como falamos acima, se você possui um site e produz essa informação de maneira genérica, sem diferencial algum, é bem possível que esse tráfego não chegue até você.

A não ser que você já tenha construído uma audiência gigantesca, fica muito difícil de competir com portais já consolidados que produzem informação diariamente e de maneira industrial.

E a opção para se sobressair em meio a esse oceano de informação é justamente manter a autenticidade.

Mas, afinal de contas, quem define o que é um assunto do momento, ou um trending topic? As pessoas ou os meios?
Há alguns anos poderia se dizer que eram os meios de comunicação que geravam os assuntos a serem comentados pelas pessoas, mas isso não é mais uma verdade incontestável, uma vez que os usuários também estão produzindo conteúdo, principalmente nas redes sociais.

Uma simples postagem em uma rede social pode se tornar assunto no mundo inteiro, como foi o caso do vestido azul e preto (ou branco e dourado), que foi originado no Tumblr, ou do Harlem Shake, que se tornou viral no Youtube e se espalhou para todos os meios de comunicação do planeta.

Além do mais, conteúdo popular chama conteúdo popular. No Facebook, por exemplo, você pode perceber que toda vez que você clica em algum link aparece uma sugestão abaixo com outros links recomendados.

Outra forma de aparecer junto a conteúdos populares é utilizando hashtags populares. Principalmente no Twitter, essa é uma forma interessante de promover o seu conteúdo para os usuários de redes sociais. Vamos explorar melhor isso no tópico abaixo.

Como saber quais são os assuntos do momento
Vamos agora falar sobre alguns meios que fornecem informações a respeito dos assuntos que estão sendo comentados e pesquisados na internet:

Google Trends

A melhor forma de saber o que as pessoas estão querendo saber na internet é consultando o Google. Ninguém gera mais tráfego e responde a mais perguntas do que o maior buscador da web.

Com o Google Trends você pode filtrar os assuntos por tópicos ou por localização, e obter uma lista com os temas mais pesquisados nas últimas 24 horas.

A ferramenta também mostra, por dia, o número de notícias postadas sobre determinado assunto e um grau de interesse de pesquisa, que mostra (de 0 a 100) o quão relevante foi o termo buscado no período de tempo escolhido.

Se você precisar segmentar ainda mais, a ferramenta também mostra algumas palavras-chave usadas para determinar tal pesquisa e o interesse pelo tema por região do país. Dessa forma, você pode saber o quão popular foi a pesquisa segmentando-a por Estado. Um prato cheio para negócios locais.

Social Media Trends

A outra forma bastante útil de pesquisa de temas atuais é utilizar os trending topics das redes sociais.

De acordo com o relatório “Futuro Digital em Foco Brasil 2015”, os internautas brasileiros passam, em média, 9,7 horas por mês nas redes sociais. Do mesmo relatório, temos o dado de que as redes sociais atingem 78% do total de brasileiros com acesso à internet.

Ou seja, o que os usuários comentam na internet são matéria-prima pura para a produção de conteúdo. Mas como fazer isso?

Buzzsumo: Uma ferramenta que mostra o número de compartilhamentos de qualquer link em diversas redes sociais. Além da possibilidade de você pesquisar por domínio, você pode, na aba “Trending Now”, fazer a busca por período definido, e encontrar os links mais compartilhados nas redes sociais nas últimas horas;
Twitter: Utilizando o “Assuntos do Momento”, no canto inferior esquerdo da sua timeline do Twitter, você encontra uma série de hashtags populares. Por meio delas você descobre sobre quais assuntos as pessoas estão twittando, podendo filtrar também por localização.
Enfim, essas são apenas duas ferramentas conhecidas e úteis que podem ser utilizadas para você encontrar assuntos populares. O mais importante é, sobretudo, estar sempre bem informado para saber como usar essa vantagem na produção de conteúdo. E é justamente sobre isso que falaremos no próximo tópico.

Bônus: Esteja informado e aproveite assuntos recorrentes
Agora que já mostramos dados e justificativas a respeito da importância de lidar com assuntos do momento em uma estratégia de Marketing de Conteúdo, é hora de mostrar como isso pode ser feito na prática.

Se você observar bem, já mostramos acima dois exemplos aqui da Resultados Digitais, mas esse leque pode ser ampliado para blogs que falam também sobre outros assuntos, sem ser necessariamente sobre Marketing Digital.

Alguns assuntos nunca morrem. Apenas adormecem por um tempo até voltar à pauta. Na política: casos de corrupção e eleições. No entretenimento: cerimônia do Oscar ou do Grammy. Na saúde: o Outubro Rosa e campanhas de vacinação. Na educação: Enem e vestibulares. Na economia: cotação do Dólar e taxa de juros. No esporte: Olimpíadas e Champions League.

Como você pode perceber, todo segmento possui assuntos recorrentes, e é por isso que é interessante que esses assuntos sejam explorados, ou até cruzados. Por exemplo:

Se você tem um blog sobre economia você pode falar sobre como as Olimpíadas irão refletir nos negócios;
Se você tem um blog sobre saúde, você pode dar dicas sobre como se preparar mental e fisicamente antes de prestar um concurso público ou um vestibular;
Se você tem um blog sobre entretenimento, você pode criar uma lista de filmes sobre corrupção na polítca, quando a época for apropriada.
Estar informado sobre o que está sendo discutido, as datas comemorativas do momento e tudo o que está sendo pauta na sociedade é uma vantagem natural que você pode ter sobre seus concorrentes. Aproveite!

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